As novas regras da língua portuguesa

January 3rd, 2009 | Escrito por: Bighi Deixe seu comentário »

Em 2007 eu havia falado sobre a reforma ortográfica da língua portuguesa que estava por vir. Agora o ano é 2009, e a reforma ortográfica já veio. Como o texto antigo continua sendo muito acessado, esta é a melhor hora para voltar ao assunto e ir mais a fundo nas mudanças que essa reforma nos trás.

No final das contas, apesar de todo o alarde, as novas regras mudam apenas algo entre 0,5% e 2% do idioma. Entenda as novas regras da língua portuguesa.

Trema

O trema sempre foi provavelmente o acento mais rejeitado da nossa língua. Há muitos anos várias pessoas já achavam que ele tinha sido removido da língua, o que não era verdade. Mas agora, com a reforma, ele realmente saiu.

Todas as palavras perdem o trema, com exceção de nomes próprios.

As letras perdidas

Outra coisa que não causa grande surpresa é a adição das letras K, Y e W ao nosso alfabeto. Esta mudança veio apenas para validar oficialmente o que já acontecia, porque todo mundo já usava estas letras como se fossem parte da língua.

Agora, K, Y e W são oficialmente parte da língua portuguesa, totalizando 26 letras.

Acento Diferencial

Antes se usava um acento para diferenciar algumas palavras, como “pára” (verbo) e “para” (preposição). Agora, este tipo de acento está morto, e as palavras serão escritas da mesma forma.

Alguns exemplos: pára (flexão do verbo parar) e para (preposição).
“Péla” (flexão do verbo pelar) e “pela” (combinação da proposição “por” com o artigo “a”).
“Pélo” (flexão do verbo pelar), “pêlo” (substantivo), e “pelo” (combinação de preposição com artigo).

Então a frase “desculpe pelo pêlo, mas pélo mesmo” vai se tornar “Desculpe pelo pelo, mas pelo mesmo”. E ainda chamam isso de melhorar a língua.

O acento circunflexo

Nosso famoso “chapéuzinho do vovô” vai ser um pouco menos usado agora. Na terceira pessoa do plural do presente do indicativo ou subjuntivo (caraca!) o acento não vai ser usado nos verbos “crer”, “ler”, “ver”, “dar”  e seus derivados. Agora vamos escrever “deem”, “veem”, “leem”, “creem”.

O acento também não será usado nas palavras terminadas em hiato “oo”, como “enjôo” ou “vôo”. Agora elas serão escritas como “enjoo” e “voo”, por exemplo.

Pois é, a crise está aí, e não dá mais pra ficar comprando tantos chapéuzinhos pros vovôs.

Acento Agudo

Este é outro que vai sofrer uma boa economia. Agora tem vários casos onde o acento não será usado. Veja só:

O acento agudo não será usado nos ditongos abertos de paroxítonas, como “assembléia”, “colméia”, “heróica” e “jibóia”.

Não será usado nas palavras paroxítonas, com “i” e “u” tônicos, quando precedidos de ditongo. Exemplos: “feiúra”, “baiúca” passam a ser grifadas “feiura” e “baiuca”.

Também não será usado na letra “u” tônica nas formas verbais, quando for precedido por G ou Q, e seguido de I ou E (gue, que, gui, qui). Assim, algumas poucas formas de verbos, como “argúem” serão grifadas “arguem” e o leitor que se vire pra adivinhar que a letra U é pronunciada neste caso.

Hífen

Este é provavelmente um dos mais alterados pela reforma ortográfica. Embora ele ainda seja usado, suas regras mudaram. Como é típico da língua portuguesa, as novas regras do hífen são tão complexas e confusas quanto as anteriores, se não mais. Veja alguns dos exemplos:

O hífen será usado nos prefixos (ou falsos prefixos) terminados em vogal, e seguidos de uma palavra que começa com H. Exemplos: anti-heroi, anti-higiênico, extra-humano.

Em prefixo terminados em R, será usado hífen se a palavra seguinte começar também em R. Exemplos: Hiper-realista, inter-racial, super-resistente.

Usa-se o hífen em palavras formadas pelos prefixos “ex”, “vice” e “soto”. Exemplos: Vice-campeão, Ex-mulher.

Usa-se o hífen em palavras que começam pelos prefixos “pré”, “pró”. Também se usa com o prefixo “pós”, se for seguido de uma palavra que tem significado próprio. E aqui começam as exceções malucas que temos que decorar, porque NÃO se usa o hífen no prefixo “pós” se a palavra seguinte não tiver um significado próprio.

Vou parando por aqui, mas ainda tem MUITAS outras regras pro uso do hífen. Sério, não dá pra uma pessoa decorar todas essas regras. Essa é uma parte da reforma ortográfica que só vai trazer confusão e atraso.

Outras Regras

Acima eu citei apenas as regras principais, mas existem ainda outras diversas regras que foram adicionadas, adicionadas ou removidas pela reforma ortográfica da língua portuguesa. Um exemplo é que os portugueses deixarão de usar as letras C e P em palavras onde elas não eram pronunciadas, como “acto”, “acção” e “óptimo”.

Se quiser ver um lista ainda mais detalhada das regras, pode ser uma boa visitar o Recanto das Letras, ou o site Por Trás das Letras.

PS: Não, este texto não é escrito seguindo as novas regras do português. Provavelmente ainda vou levar um bom tempo para aceitar,  estudar e digerir toda esta mudança.



  • http://goiania-go maria francisca miranda macedo

    Achei, muito boa essa mudança. Se o mundo foi globalizado porque não a lingua portuguesa? A vida é mesmo de mudanças. logo,logo todo mundo vai se acostumar a falar e escrever correto basta tentar.

  • Leíse Mesquita

    Como diria meus queridos alunos: “ui, ui, ui” para estas mudanças ortográficas. Mudanças banais, com justificativas banais…No meio disso se pode rir, é o que se pode fazer! Pois as mudanças ortográficas não trarão mesmo melhorias para o falante de língua portuguesa brasileiro, mas lucros para as editoras, muitos lucros. Com isso, mais uma vez, quem sofre é o povo, ou seja, nós, pobres mortais.
    Há tantas coisas que poderiam ser mudadas no Brasil: que tal mudanças na saúde pública, na segurança pública? mas mudanças na língua portuguesa?logo nela? ui, ui, ui…

  • katiane

    como vai ser isso

  • Jane

    Muito esquisitas certas mudanças. É claro que a língua tem que se adaptar, mas tirar o acento de “argúem” foi um exagero. Será que dá arguem me explicar qual a causa disso tudo? Só faltou mudar a grafia de Brasil para Brazil…

  • Antonio Jose Padilha

    Pra mim não mudou nada mesmo, eu estudei Ingles quando garoto e desde então eu ja era revoltado com tantos acentos que, ha muito tempo eu ja não usava mais mesmo.
    Mas, a minha opinião sobre a mudança seria muito mais abrangente, ah se eu pudesse, se tivesse a devida autonomia para isso, eu faria a mudança da seguinte forma: Primeiro, eu faria do espanhol e o portugues uma so lingua, eliminaria o ~, o Ç Cedilha definitivamente, o ^ e o acento circunflexo´.
    Por exemmplo: Onde tivesse ~ em palavras como: não seria (non) atenção(atencion) negão(negron), usando esta palavras do espanhol nos eliminariamos o acento ~ e tambem a minha maior birra de nossa lingua, o C cedilha.
    Palavras como Casa, aproveitando o ensejo deveria ficar como (Kaza)afinal o K e o Z servem para dar o referido som sem demais delongas. E tambem Brasil, porque non (Brazil)se o som ja o é.
    Porque temos que usar o S no lugar do Z ???. Quando é o seu devido lugar.

  • http://brasil doralicefsilva

    com o nível de ensino que temos por aqui, vai ser muito difícil de conseguir bons resultados.E só olhar algumas provinhas de redação e começar a prever o desastre maior que nos aguarda. Vamos esperar para ver.

  • antonio

    Caro Senhor Antonio José Padinha. Me desculpe a observação mas creio que o senhor deveria continuar a estudar inglês e esquecer definitivamente o Português. Quem sabe até mudar de país? A cultura de um povo é seu único legado para compreender-se em sua evolução.

  • http://www.tomatecru.net Bighi

    Caro senhor antonio. Você está errado.

    Você quer dizer que NENHUMA OUTRA MANIFESTAÇÃO da cultura de um povo permite que ela compreenda-se em sua evolução?

    Por mais que “compreender-se em sua evolução” soe idiota, eu entendi o que você quis dizer. E, como a maioria das pessoas que comentam no blog, você está errado.

  • http://patrociniomg vanessa cristina da cruz

    gostaria de saber mais sobre estar mudança por que minha cabeça estar dando um mo gostaria de receber e-mail sobre este assunto

  • maximiliano

    Nossa!!!!
    Como vai se isso, ainda não aprendi o atual rsrsrsrs…..estou brincando, mais isso vai nos deixar loucos.

  • http://www.mundosaturado.com/2009/01/saturalinks-001/ Mundo Saturado | Saturalinks #001

    [...] Texto: As novas regras da língua portuguesa [...]

  • http://BeloHorizonteMinasGeraisBrasil Márcio Luiz

    Olá pessoal! alguém pode me lembrar se houve algum plebicito questionando a população se deseijaria tais mudanças? Se é que estamos em um país democrático deveríamos ser consultados e respeita a opinião que maior prevalecer. Deveríamos ser mais respeitados enquanto cidadãos e enquanto eleitores que delega grandes poderes a esses camaradas que fazem o que bem entendem ou melhor, o que nada entendem com o nosso maravilhoso Brasil.

  • Hannah Lídia Couto

    A mudança pode sim trazer benefícios!Mais concordo que o ensino brasileiro é falho e que muitos alunos não sabem nem a antiga regra quanto mais a nova…
    Seria um boa saída que fosse ensinado primeiramente as antigas regras a um país com millhares de analfabetos para que depois possa mudar as regras.

  • Felipe Fanchini

    Vale lembrar que o acento diferencial permanece nos seguintes homógrafos:
    pode (3ª pessoa do sing, do presente do indicativo do verbo poder) e pôde (3ª pessoa do pretérito do indicativo)
    pôr(verbo) em oposição a por (preposição)
    ;)
    que chato

  • http://10200211 thiago(t.j)

    e verdade q so vai se aplicada as novas regras em 2012?

  • http://www.tomatecru.net Bighi

    De 2009 até 2012 valem as duas ortografias. É um período de transição para que as pessoas se acostumem com as novas regras.

    A partir de 2012 só valerão as novas regras ortográficas.

    Até 2012, não se pode exigir que alguém tenha domínio das novas regras. Isso quer dizer que até lá elas não podem cair em vestibular, concursos públicos, etc.

  • Quezia

    Ainda não consigo ver razão nestas mudanças. Acho que só vai complicar, principalmente pra quem já parou de estudar e não tem mais tanto contato com regras orográfica, mas ainda usa muito a língua escrita. fico triste por meus livros… ter que olhar pra obras de Machado de Assis, Mário Quintana e cia e pensar que estão grafadas incorretamante pra mim é um paradoxo. Nosso querido autor deve achar que eu estou errada, mas…

  • Carolina

    Eu acho que mudar o português só para as pessoas do Brasil, parecerem mas alfabetizadas nao adiantará nada. adiantaria as pessoas se esforçarem e aprenderem o português na forma antiga e correta!!!!

    Obs.: Eu queria saber se pode ainda usar a forma antiga ou so vai ser aceita essa nova forma daqui para frente!!!
    Thanks!!!

  • Márcia Viana

    com mudança ou sem mudança, no assunto TREMA. Onde se lê "A muitos anos…", leia-se "Há muitos anos…"

  • http://intensedebate.com/people/bighi Leonardo Bighi

    Obrigado pela correção.

  • http://intensedebate.com/people/bighi Leonardo Bighi

    Pode usar a forma antiga até 31 de dezembro de 2011.

    A partir de 2012, só valem as novas regras.

  • elizabete

    num concurso os dois tipos estao certos ?

  • http://intensedebate.com/people/bighi Leonardo Bighi

    Até 31 de dezembro de 2011 sim.

  • Marina

    Haha.. concordo com o autor desse texto.. algumas mudanças, como a retirada do acento diferencial são no mínimo engraçadas e trarão muitos problemas de ambiguidade(sem trema..rs). Sou graduada em letras e realmente sou a favor de algumas mudanças, para haver mais padronização,no entanto, tem algumas que não consigo ver como podem ter vindo para melhor.

  • Marina

    Cuidado as pessoas acima, que pensam que nos concursos vai valer a forma antiga. NAO VAI! já está nos editais!!!! a partir de janeiro deste ano, TODOS os concursos deverão respeitar as novas normas!e digo mais.. haverão muitas questões a respeito nas provas de port.

  • Rayra

    Acrescentando na regra dos acentos agudos -"Eliminaçõa do acento agudo nas palavras paroxítonas com-i e -u tônicos precedidos de ditongo.
    Antes do acordo: cauíla,feiúra,baiúca,boiúno,Sauípe,teiídeo.(tá mais pra tédio )!

    A partir do acordo :cauila,feiura,baiuca,boiuno,Sauipe,teiideo.

    Obs:a acentuação mantém-se nas palavras que apresentam as condições descritas na regra,mas são proparoxítonas (maiúsculo,feiíssimo,cheiíssimo)ou possuem -i/-u não precedidos de diongo (aí,cafeína,saída,saúde,país,viúvo,saístes,saúva).

  • http://intensedebate.com/people/bighi Leonardo Bighi

    Não, Marina, a lei obriga que a forma "antiga" seja aceita ainda até 31 de dezembro de 2011.

    Não tem como já obrigar as regras novas em janeiro desse ano se elas começaram a ser usadas em janeiro deste ano. Não deu tempo de ninguém aprender direito, não deu tempo das escolas ensinarem as novas regras.

  • http://intensedebate.com/people/bighi Leonardo Bighi

    Não, Marina, a lei obriga que a forma "antiga" seja aceita ainda até 31 de dezembro de 2011.

    Não tem como já obrigar as regras novas em janeiro desse ano se elas começaram a ser usadas em janeiro deste ano. Não deu tempo de ninguém aprender direito, não deu tempo das escolas ensinarem as novas regras.

  • Tarciana

    Por que eles não entram numa sala de aula e tentam explicar a função dessas mudanças para a vida?

  • http://intensedebate.com/people/bighi Leonardo Bighi

    É porque a função dessas mudanças na vida já foi explicada à exaustão, Tarciana. Não precisa que alguém vá em todas as salas de aula explicar isso pessoalmente. A menos que você não tenha entendido e precise que alguém desenhe pra você.

  • marcia santos

    Eu achei bem explicado, pois deu exmplos das situações que nos podemos e nao podemos!

  • Rutyell

    para falar sério não concordo com nada dessas mudanças, será muito dificio a adaptação. Concordo com você vai ser um atraso.

  • http://intensedebate.com/people/bighi Leonardo Bighi

    dificio???

    Mais um que não pode reclamar da mudança, porque nunca aprendeu português até hoje.

    Próximo…

  • Eline Belo

    Boa tarde professora,
    gostaria muito que se possível a senhora me explicasse melhor sobre os beneficios dessas mudanças, pois confesso que estou muito confusa e a senhora sendo da area da educação saberia tirar algumas dessas minhas duvidas.
    desde já agradeço.

    Eline Belo.

  • http://intensedebate.com/people/polaka polaka

    É TAMBEM ACHO …portugues é muito complicte, ingles é bem mais facil e mais diver,nom muda,ashuahsuahsuahsu

  • Nath

    Sou uma grande admiradora e defensora da língua portuguesa, mas sinceramente, não sei se a hora para mudanças era agora.
    Tenho minhas dúvidas quanto a necessidade desta reforma ortográfica.

  • Thais

    Não gostei das regras, pois mitos alunos que já terminaram os estudos ou que estão terminando terão muitas dificuldades de aprender.
    Não aprovo..muito banal.

  • Sarah & Sabrina

    ainda bem que venho essa regra ficou muito mais facil dos estrangeros aprender a nossa linga…

    ASS:: com carinho e amor

    SARAH & SABRINA

  • Sarah & Sabrina

    ainda bem que venho essa regra ficou muito mais facil dos estrangeros aprender a nossa linga…

    ASS:: com carinho e amor

    SARAH & SABRINA

  • kauan

    vei do ceu ficou muito 100 esse coments ;;

  • SARAH & SBRINA

    ainda bem que venho essa regra ficou muito mais facil dos estrangeros se aperfeisoarem com a nossa lingua…

    ASS: com carinho e amor

    SARAH & SABRINA

  • http://intensedebate.com/people/mOadja mOadja

    é . por outro lado ficou mais facil, apesar que vai demorar um pouco pra que as pessoas se aconstumem, mas gostei da ideia

  • ERÍ

    ISSO VAI SER DIFICIL..

  • ERÍ

    É SÉRIO MESMO ISSO???

  • Luiz Fernando

    Eu acho que mudar a grafia da lingua portuguesa so vai trazer atrasos sabe porque, existem em nosso país milhões de analfabetos que ainda não sabem nenhuma regra e ainda vão muda-la, isso so vai multiplicar esse número.

  • http://intensedebate.com/people/bighi Leonardo Bighi

    Bom, mas os analfabetos acabam não contando, não é mesmo? Se eles não sabem nenhuma regra, então pra eles não faz diferença se as regras mudarem.

    E ninguém que sabe ler/escrever vai virar analfabeto por causa de umas mudanças pequena de acentuação e hifenização.

  • Aurélio Aureliano

    olha nós fala errado porque nós quer, porque no país que nós veve, ningüem ponhem regra pra nós fala errado….é só pra ajudar nós…Bobinhos!

  • Mariléia Colen Dutra

    Gostei do texto , achei simples e com uma linguagem fácil de ser trabalhada com alunos. É o que farei. Acho que realmente teremos de introduzir essas informações assim, de maneira menos formal. Obrigada.

  • Thiago

    Toda essa mudança fico uma merda!!!!!!!!!..__obrigado…

  • mayse

    Essa mundança na ortografia é muito vantagosa, pois o trema sempre ensistiu mais a maioria das pessoas não usavam

  • http://intensedebate.com/people/bighi Leonardo Bighi

    O trema sempre o quê???

  • jaqueline

    esta mudança partiu de um pequeno grupo que ,depois de detonarem vinhos,licores etc…já não sabiam mais o que estavam dizendo ou escrevendo e simplesmente para maquiar a precariedade do nível da educação geral deste País,que prova maior do que o vocabulário da autoridade maior ou seja do nosso presidente.

  • Mara

    Foram somente algumas mudanças como hífen, trema e acentuação (infelizmente). A a maioria das palavras continuam as mesmas tais como: veio (venho é a primeira conjugação de verbo), estrangeiros tem a letrinha i entre as letras e e a letra r e aperfeiçoarem continua a se escrever com Ç.

  • Offshore

    Nooooossssssssaaaaaa…. para o mundo que eu quero descer

  • Offshore

    Vantagosa??? O que vem a significar essa palavra??? Ou será mais uma alteração das regras antigas?
    ENSISTIU???? Meu Deus… onde iremos parar?

  • Offshore

    Pode nos explicar o que você quis dizer na última frase???
    Será que mudaram-se as regras de pontuação também?
    Penso que isso tudo é culpa do MSN.

  • Marcos_de_Souza

    Essa nossa língua… Não é surpresa que as línguas evoluem e sofrem mudanças com o tempo. A necessidade é maior que o próprio tradicionalismo. Mas, o que dizer da nova regra? Uma tentativa de unificar e tonar a Língua Portuguesa mais igual possível entre os países que a fala? Ou será mais regras, ou não, para conplicar cada vez mais as "cabecinhas" de nossos alunos? É certo que algumas dessas regras já não eram utilizadas pela maioria das pessoas, como o trema… muitas vezes sem saber. O que se sabe é que temos de rever tudo que já foi ensinado com tanto esforço e ouvir de nossos alunos: "Para que serve isso?!". Bem… Serve para entendermos que a nossa Língua é muito complicada mesmo!

  • allan felipe frança

    ñ gostei nada dessa mudança só pra complicar as coisas da ligua portuguesa

  • ANA PAULA SANTOS

    essa reforma ortográfica
    so serve para confundir ainda mais a cabeça dos alunos
    e professores.. mas fase u que né
    regras sao regras e tem que serem cumpridas
    aida bem qui tem ate dezembro de 2011 para aprender .

  • lis

    Se a Vida já é louca imagine com essa reforma!

  • Liga

    Unificação da língua portuguesa? Para que? Os motivos são infundados…
    Cada país tem o seu português característico, a origem de suas palavras e os seus respectivos significados.
    Ao se tentar padronizar o não uso da trema ou modificar os hífens e a acentuação de ditongos crescentes, entre outras regras, no meu parecer representa uma descaracterização de nossa cultura.
    Eu concordo plenamente com um dos comentários que li acima: o Brasil não fala português, fala “brasileiro”.

  • intelectual

    ai q legal ñ achei o q queria

  • Carlinha

    é verdade eu tambem

  • jhuliane

    eu não sei se essas regras aí vão me ajudar em alguma coisa, o que eu sei é que vou ter que estudar o dobro para passar no vastibular!!!!

  • vania

    É realmente ficou muito dificil,tantas regras! mas fazer o que? ja foi decidido,agora só nos resta comer todas as informações ,para poder ficar por dentro das mudanças

  • micheli

    nao gostei muito da reforma ortografica, so gostei porque foi retirado alguns acentos….

  • BRUNA

    O TEXTO PODIA SER MENOR E MAIS ESPLICADO MAIS EU ACHEI PERFEITO PARA O MEU TRABALHO DA NOVA ORTOGRAFIA A PROFESSORA E MUITO RIGORROSA POR ISSO ESTÃO DE PARABEMS PELO OTIMO TEXTO ELE E D+.

  • http://intensedebate.com/people/bighi bighi

    Se Deus existir e for bom, você será reprovada nesta matéria.
    Só não apago seu comentário pras pessoas rirem por ter assassinado o português de forma tão cruel.

  • Tarcylene

    Para as pessoas que já se formaram, a reforma ortográfica se torna bem complicada, realmente será difícil se adaptar as novas regras. Acho que os mesmos que implantaram tais regras, deveriam mobilizar-se a implantar também nos municípios, aulas (gratuitamente é claro), para nós que já não fazemos mais parte do quadro de alunos de nosso país! Vai aí uma idéia, até 2012 temos bastante tempo para aprender!!!

    Diferente de alguns, não acho a reforma tão ridícula assim, é apenas desnecessária.
    Como diz no comentário da Leíse Mesquit, há várias outras coisas existentes em nosso país que mereceriam um pouco mais de atenção, como ela citou, " A segurança e a saúde pública", são grandes exemplos!

  • gleyse

    por que essa regra agora? algumas pessoas acham deficuldades em aprender!

  • http://intensedebate.com/people/bighi Leonardo Bighi

    Pessoas com dificuldade em aprender possuem Dislexia, Síndrome de Down, Síndrome do X frágil ou alguma outra deficiência.

    Procure um médico, Gleyse.

  • http://intensedebate.com/people/bighi Leonardo Bighi

    Não precisa ser aluno pra aprender, Tarcylene. Basta parar 30 minutos pra ler quais são as novas regras. Não muda tanto assim.

  • dylan thomas p. pugh

    me ajudou no ttrabalho de portugues ,so precisa dos exemplos das palavras

  • Filipe Constantino

    O português já era complicado, mas, agora, com todas essas mudanças e escessões (o pior: como uma pessoa normal decorará todas as exageradas escessões do hífen) o tornará um pouca mais difícil do que já é.

  • AnaPaulaAc

    Em alguns poucos pontos até que melhorou…mais mesmo assim tem muita coisa bizarra… agora eu tenho que escrever que sou "acriana" e não "acreana"…sem noção … não vi o que vai melhorarcom essa mudança em particular…

  • http://intensedebate.com/people/bighi bighi

    "escessões"?

    Você não sabe nem escrever em português e quer reclamar de mudança de regras?

  • janaina silva

    A informação está bastante explicita. apesar de não concordar com essa mudança desnecessária(ainda tem acento?), realmente dará um nó na cabeça, como dizem na teoria tudo é fácil, esperem a patrica..

  • janaina silva

    ou pratica

  • http://intensedebate.com/people/bighi Leonardo Bighi

    Esperar a Patrícia?

  • Marília Canabrava

    Esses caras do Congresso não têm o que fazer, ou melhoir, o que fazer não lhes falta, o que falta é competência e interesse. Cuidar de assuntos sérios e necessários nunca foi o negócio deles, e disso nós já sabemos há séculos. Além de uma língua ser é coisa dinâmica, não temos razão para continuar imitando nossos colonizadores, como se não tivéssemos identidade, a começar pelo idioma. Essa desculpa de que o Português no Brasil é muito difícil é balela. Quem quer aprender aprende até chinês, sem reclamar. O que acontece é que não nossa consciência cívica é muito estreita. Nunca cultivamos uma identidade cultural e isso é que torna frágil um País quanto à sua SOBERANIA.

  • http://ww.orkut.com.br vitoria

    regras de portugues ´pe importante seguir

  • Helen

    não gostei das mudanças, são com certeza ruins….

  • http://intensedebate.com/people/mariaelibatista mariaelibatista

    A maioria das pessoas dizem que as novas regras só estão atrazando o Brasil: eu me pergunto atrazando por que, e para que? Para um futuro que possa não existir, ou quem sabe até exista com muita técnologia e muitas pessoas burras acompanhando.__ As novas regras são um assunto muito importante, e quem não acompanha fica para trás.

  • http://intensedebate.com/people/tatianedasilva tatianedasilva

    e se daqui um tempo mudar de novo?

  • http://pqr.homelinux.com:8081 Anderson

    Uma pergunta que talvez não tenha nada a ver com o assunto mas vocês podem me ajudar, ontem pode se escrever ontém, ou está errado?

    Abraço a todos.

  • Lindinha

    q horror isso como vamo decora?

  • juju

    essa reforma ficou estranha

  • Elaine Moreira

    Concordo em gênero, número e grau!

  • victor

    ficou mesmo

  • victor

    isso vai ser bem facio

  • ode

    Valeu pelos exclarecimeto!!!!!!!!!!!!!!!

  • anna hohmann catelli

    Eu acho esta mudança ortográfica errada. Pois estamos usando o portugues há anos . Eu tenho base em latim e meu português é do tempo que nós faziamos muita analise sintática e liamos muitos livros. Hoje o português nas escolas é muito fraco e também nas faculdades. Porisso não concordo com estas mudanças, Eu vejo muito erro de concordância nos textos que as pessoas escrevem. Alguns acentos eu não coloquei acima, não sei se está errado ou não, pois escrevemos [ha muitos anos deste jeito e derepente muda.

    Anna

  • http://www.tomateassado.com lucas

    gostei da mudança foi legal pra varia um pouco

  • http://www.juao.com juao

    Pra mim não mudou nada mesmo, eu estudei Ingles quando garoto e desde então eu ja era revoltado com tantos acentos que, ha muito tempo eu ja não usava mais mesmo.

    Mas, a minha opinião sobre a mudança seria muito mais abrangente, ah se eu pudesse, se tivesse a devida autonomia para isso, eu faria a mudança da seguinte forma: Primeiro, eu faria do espanhol e o portugues uma so lingua, eliminaria o ~, o Ç Cedilha definitivamente, o ^ e o acento circunflexo´.

    Por exemmplo: Onde tivesse ~ em palavras como: não seria (non) atenção(atencion) negão(negron), usando esta palavras do espanhol nos eliminariamos o acento ~ e tambem a minha maior birra de nossa lingua, o C cedilha.

    Palavras como Casa, aproveitando o ensejo deveria ficar como (Kaza)afinal o K e o Z servem para dar o referido som sem demais delongas. E tambem Brasil, porque non (Brazil)se o som ja o é.

    Porque temos que usar o S no lugar do Z ???. Quando é o seu devido lugar.

  • Pedro

    Mas não podemos esquecer que mudou não só pro Brasil ,mas para outros países tambem incluindo
    países da africa que até mesmo alguns não sabian q falava portugues países q não são desenvolvidos e com a reforma ortográfica podera no mínimo ter turistas , não é muita coisa mas ja faz com que a movimentação de dinheiro no lugar !!!
    então porque reclamamos se aqui no Brasil as coisas estão indo para frente vamos ajudar aos outros
    não reclamar igual a professores que escreveram em alguns comentários , será que os mesmos não param para pensar que essa nova ortografia vai ajudar crianças q mal tem algum estudo e seu país não tem infra estrutura para melhoria de condições do aluno estudar ou construir novas escolas !!
    então pensamos um pouco (pra nos significa pouca mas para muitos significa o resto de sua vida !!!

  • Farley Papacena

    Gostei da reforma ortográfica a meu ver ficará menos difícil redigir, eu disse menos difícil porque ainda assim não acho fácil escrever.
    Para os conhecedores da nossa língua que leem esse comentário, peço desculpas pelos erros.
    Um abraço!
    Fiquem com Deus!

  • giulliana

    concordo com você isso e so pra confudir nossa cabeça

  • Wally

    As vezes resistimos à mudanças. Acredito que teremos um pouco de dificuldade em nos acosturarmos com as novas regras, mas que sejam bem vindas.

  • Anaiara

    Concordo com vc. Tmb acho q a ligua portuguesa ja tinha umas regras muito complexas e ai vem essa mudança maluca pra confundir a gente ainda mais.

  • LUID GOUMOND

    É… INCLUSIVE A SENHORA MARIA FRANCISA MIRA_ QUE, EM SEU COMENTÁRIO, FAZ MENÇÃO DAS PESSOAS APRENDEREM A "ESCREVER DIREITO"_ , DESDE JÁ, TERÁ QUE APRENDER A ESCREVER… USO DO "PORQUÊ" (EMPREGADO DE MANEIRA ERRADA), FALTA DE ACENTUAÇÃO E CONCORDÂNCIA VERBAL ETC… BASTA LERMOS O COMENTÁRIO DELA, BEM COMO E OUTROS… ISTO É BRASILEIRA, DIGO, ISTO SÃO OS BRASILEIROS! LAMENTÁVEL!!!!!!!!

  • Nani

    HAHAHAH gostei muito da sua interpretação! Gostaria de tê-la exposto. rs pra mim é isso aí. Chegaram ao comando os desgostos da língua portuguesa e optaram pela vingança. :) Uma brincadeira minha, claro.

    Mas… mundo é mundo. Regras dos homens são regras dos homens. Agora o jeito é desconstruir o que foi feito e abrir para as contribuições dos respeitáveis profissionais. O ser humano se adapta. Nós temos esta pré-disposição (será que escrevi certo?). Publicando aqui que será difícil para mim identificar onde acentuar a minha fala, já que não vejo mais nas regras do acento agudo, p ex, um caminho, mas uma confusão. Entretanto, minha visão tb é limitada de ser humano. Quem sabe, essas regras não melhorem. Estudarei para ver.

    Obrigada pela contribuição, blogueiro.

  • Tete

    OLÁ, a mudança está aí, mas o verbo trazer na terceira pessoa é TRAZ, caro Antonio, e não trás como você escreveu.
    É de doer!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Thainá

    Eu gostei mas devemos presta bastate atenção para não cometer erros

  • Rodrigo

    oq aconteceu com o "Ç"?
    ainda usa-se?

  • http://www.tomatecru.net Bighi

    Sim, e sempre vai-se usar.

  • Andressa

    Peço por gentileza que me mandem por e-mail mais sobre o assunto. Parei de estudar faz 2 anos e vou prestar vestibular e estou por fora totalmente desse assunto.Por tanto se alguem tiver apostilas ou textos sobre o assunto porfavor me mandem.Desde ja grata Andressa
    andressamarx@hotmail.com

  • bob marley

    maconha

  • bob marley

    quero saber porque essa reforma tao rapida

  • Bellinha

    A antiga ortografia pode até ser aceita até 2012, mas já tem muito concurso público pedindo as novas regras. Isso é uma vergonha para o Brasil, os poucos que sabiam a antiga agora nem isso sabem mais. Eu queria saber quais as vantagens pro governo ou pra merda que está ganhando com isso e quanto estão lucrando em cima da lameira que estão fazendo com o povo brasileiro. Bando de fdp's Brasil não tem solução.

  • Leticia

    Eu não gostei muito das novas regras,
    pois eu já era bem acostumada com as antigas

  • Bruna Alencar

    Concordo perfeitamente… desde começo digo e repito… há tantas coisas realmente necessárias para serem melhoradas no nosso país pq foram desestruturar nosso "patrimônio" que é a lingua portuguesa… sinceramente, só irá tornar a educação cada vez mais fraca. Acho q terei q voltar a escola e aprender tudo novamente.

    Tanta coisa, mas tanta, pq logo isso?

    E agora? É "lingüiça" ou "linguIça"(pronúncia)?

  • luisa

    correto conforme a mudança. Não que a gente não escreva corretamente.

  • Rithyelle

    isso foi feito so para complicar + a vida dos estudandes

  • renny b.de jesus

    ja era dificil o portugues, agora mais ainda!!!!! seria melhor simplificar, e nao complicar…
    gentinha dificil ehnnn!!!!

  • CÉLIA

    Toda mudança é valida desde que a sociedade seja preparada para tais. E que os textos não seja tão complexos principalmente para as séries iniciais e ensino fundamental, porque ainda existem milhões de alunos que enfrentam dificuldades ler e escrever corretamente.

  • Ariane

    Acho que ao inves de mudar nosso habito de escrita, que estamos acostumados desde o primario, deveriam criar a lingua brasileira, e deixar as regras como estavam, claro que com o tempo nós nos habituaremos as mudanças ortograficas, mais vai ser uma decoreba sem fim. Concordo que algumas mudanças nos beneficiaram, mas outras acabaram por nos prejudicar.

  • Lulu

    Nossa!!Odiei essa nova ortográfia…
    Agora nas provas vou perder ponto por causa disso,pois estou acostumada com as antigas regras!!!

  • cleide ana

    É babado as novas regras ortográficas! Mas muitas coisas mudam nesse mundo e pq não a ortográfia?
    Agora só depende de nós estudarmos mais para apreder as novas regras.Gosteiiiii

  • valdiney

    caraca,, parabens.
    a coisa é complicada, mas não que seja impossível aprender….
    este é o processo da vida
    é como eu trabalhar na area de produção de uma industria e ser transferido para o administrativo, vou sofrer no inicio, mas logo estarei um expert…
    sacou……

  • ivanilda

    Gostei da sua observação sobre as mudanças na L. Portuguesa, já era dificil agora ficou pior ainda.

  • ivanilda

    Concordo com a Leise, há tantas coisas para serem mudadas no Brasil. Mais assistência médica, menos corrupção e os governantes preocupados em mudar a L. Portuguesa, para desviar a atenção das robalheiras e os dinheiros nas meias e cuecas escondidos dos governantes em Brasilia.

  • Erica siqueira

    creio que estas mudanças sejam dificieis para a populaçao se acostumar; principalmente para quem ja tem mania de escrever palavras da forma anterior.Mas devemos entrar nas novas regras e faremos como se estivessemos iniciando as series iniciais.

  • mayara lins

    dificultou bastante a nova escrita pois aprendemos de uma forma e temos que nos adaptar com outra, agora por outro lado as pessoas que estão aprendendo agora ( crianças,jovens e adultos (idosos) , analfabetos irão aprender com mais facilidade . parabéns pelo trabalho !

  • Cristiane Vaqueiro

    Olá ,qual o modo correto, a mouse ou o mouse.Obrigado.

  • Pablo

    As mudanças realizadas na ortografia da Língua Portuguesa mostram-se ineficazes, pois não valorizam, em nenhum momento, aspectos relacionados às mudanças ocorridas na fala com o passar do tempo. Antes disso, leva em consideração apenas aspectos políticos ou econômicos, algo lamentável, já que novamente a língua escrita é subjugada aos interesses de grupos dominantes, sem objetivar a comunicação entre seus falantes, sendo esquecida a sua principal função social.

  • vanessa

    adorei seu comentário. realmente vc está certa!!

  • FERNANDO

    GOSTARIA DE SABER SE NAS PROVAS QUE SERÃO APLICADAS EM CONCURSOS PÚBLICOS EM 2010, SERÃO COBRADAS AS NOVAS REGRAS DA LÍNGUA PORTUGUESA, OU SE ESTAS AINDA NÃO PODERÃO SER COBRADAS?

  • jeeh

    ' Que palhaçada!! :[

  • MARIANA

    AGORA VAI COMPLICAR MUITO MAIS A NOSSA CABEÇA ,LOGO VÃO QUERER Q TODOS Q TERMINARÃO DE ESTUDAR ANTES DE 2009 FAÇA MAIS UM ANO DE COLEGIO, ASSIM NÃO DA NÉ .

  • leandro

    Veio-> não é venho!
    Desculpe a correção.

  • Ajuricaba Roots

    Eu só sei que nada sei

  • Dulce

    Achei que melhorou para que possamos compreender mais a lingua portuguesa.

  • Dulce

    Com certeza só a forma mais atual.

  • simone

    Eu acho q só vai complicar mais a cabeça do povo, tanta coisa pra mudar mais importante.

  • Lucas

    Esse povo enventa cada coisa pq nao deixa do geito q tava né…
    Ficaria melhor

  • Robert

    Put's passei 10 anos pra decorar a antiga ! agora vou tê que passar mais 10 pra decorar a nova !!

  • http://www.tomatecru.net Bighi

    Pontuação continua existindo, querida.

  • Enicléia Vial Legora

    Não gostei muito dessa mudança,depois de tanto tempo escrevendo de um jeito(com pontuação)agora é que vai mudar?

  • Maynaila

    Gostei dessas novas regras no português, dificil de apreder-las ja estamos acostuna com elas!!kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • aaaa

    muito legal gostei

  • glenda

    EU não gostei das novas regras que surgiram pois eu ja estava acostumada com a antiga achava menos complicada

  • deyla

    não achei legal tem tantas coisas mais importantes no nosso país que devem mudar

  • Camila Alves

    eu achei estranho algumas mudanças porque pelo verbo e pelo preposição são escritos da mesma forma,é como vimos o exemplo acima:Então a frase “desculpe pelo pêlo, mas pélo mesmo” vai se tornar “Desculpe pelo pelo, mas pelo mesmo”. E ainda chamam isso de melhorar a língua.

    ñ tem como entender essa frase né!

  • CARLA CORDEIRO

    PQ N MUDAR OS PROBLEMAS COMO FALTA DE SAÚDE PUBLICA, POLICIAS NAS RUAS COM MAIS FREQUENCIA, MENOS IMPOSTOS, MENOS JUROS BANCARIOS, ENFIM PQ MUDAR O Q ESTA QUIETO E NÃO MUDAR OQ TEM REALMENTE INCOMODADO A COMUNIDADE BRASILEIRA, HEIN??? NÃO HÁ RESPOSTAS NÉ AFINAL NUNCA SERÁ MUDADO ISSO……BLAFFF

  • CARLA CORDEIRO

    PQ N MUDAR OS PROBLEMAS COMO FALTA DE SAÚDE PUBLICA, POLICIAS NAS RUAS COM MAIS FREQUENCIA, MENOS IMPOSTOS, MENOS JUROS BANCARIOS, ENFIM PQ MUDAR O Q ESTA QUIETO E NÃO MUDAR OQ TEM REALMENTE INCOMODADO A COMUNIDADE BRASILEIRA, HEIN??? NÃO HÁ RESPOSTAS NÉ AFINAL NUNCA SERÁ MUDADO ISSO……BLAFFF

  • CARLINHAA

    SABE ATÉ CONCORDO COM ALGUMAS MUDANÇAS E ATÉ ACHO LEGAL, MAS NÃO SERIA MELHOR MUDAR POR EX A FALTA DE CADEIRAS, MESAS, LIVROS, Q FALTAM NAS ESCOLAS…?

  • Mauro

    adorei a aula vai valer a pena porque eu nunca mais vou esquecer

  • LOKO

    NÃO GOSTEII !!!!!!!

  • karlla thaisy

    Hum em primeiríssimo lugar quero elogiar e agradecer pela matéria, a mudança hoje é inevitável afinal é regra concordo com todas as criticas do autor mais se tem que aprender então lá vai nós…
    Beijos e abraços aprendizes……

  • karlla

    Nossa Maria parabéns pela resposta vc realmente ta certíssima… Temos algo em comum rsrsrsrsrs

  • fabio

    Marcia santos cala essa boca por favor

  • fabio

    eu estou conversando com Quezia

  • fabio

    e Quezia

blog comments powered by Disqus